E começou! A estreia do "MasterChef Confeitaria 2024" foi um misto de doçura, tensão e um pequeno desastre na cozinha. A nova edição, totalmente dedicada à confeitaria, já mostrou a que veio: precisão, técnica e muita criatividade. Logo de cara, os 12 participantes encararam dois desafios de tirar o fôlego e de deixar até os jurados com água na boca (e com dor no coração na hora da eliminação).
Mas afinal, quem foi o primeiro confeiteiro a deixar a disputa? Calma, a gente já te conta! Antes, vamos ao que rolou nessa noite de estreia que já entrou para a história do reality, que no ano que vem não terá mais Ana Paula Padrão como apresentadora.
O episódio começou com uma Caixa Misteriosa um tanto quanto intrigante: ao invés de ingredientes, os participantes encontraram... espelhos! Sim, espelhos! A missão? Criar uma sobremesa que os representasse, com a obrigatoriedade de usar farinha de trigo.
O resultado foi um desfile de criatividade e sabores, mas só seis competidores conseguiram brilhar o suficiente para subir ao mezanino: Patrick, o grande vencedor da prova, seguido por Alê, Juliete, Luísa, Matheus e Well. Esses talentosos confeiteiros respiraram aliviados enquanto os outros seis se preparavam para encarar a temida Prova de Eliminação.
Para quem ficou na berlinda, o desafio era digno de um profissional de altíssimo nível: montar uma torre de pavlova de quatro andares, com pelo menos três tipos de recheios diferentes. E como bem pontuou o estreante do time de jurados, Diego Lozano, confeitaria é precisão. "Ou você é muito metódico, ou vai ter sérios problemas", disse ele, já adiantando o que estava por vir.
Enquanto alguns participantes mostravam domínio técnico, como Cesar, que se destacou e ganhou aplausos pela perfeição de sua torre, outros sentiram o peso da pressão. Foi aí que o desastre aconteceu.
Um simples esquecimento se transformou em um pesadelo para uma das competidoras. Durante a preparação do merengue francês, uma das participantes se distraiu e esqueceu de adicionar a segunda parte do açúcar na mistura. O resultado? Um merengue que se recusou a firmar no forno, deixando a concorrente sem estrutura para sua torre.
"Essa receita é a que eu sempre acerto, mas eu esqueci [de adicionar a segunda parte do açúcar]", lamentou a participante após a eliminação. Apesar dos incentivos do mezanino, ela entregou o que pôde, mas não foi o suficiente para agradar os jurados.
Pois é, o primeiro tropeço da temporada foi fatal para Kim, que deixou o programa logo no episódio de estreia. Profissional talentosa, ela reconheceu que o erro foi uma falha de memória e admitiu a frustração: "Eu não queria ter entregado, mas eu estou aqui, participei de toda a seleção. Muita gente queria estar no meu lugar", disse ela ao site oficial da Band.
Apesar de sair tão cedo, Kim se mostrou orgulhosa de ter feito parte do programa e reconheceu a importância do "MasterChef Confeitaria" como uma competição de altíssimo nível: "É tudo muito sério, muito calculado, muito justo. A confeitaria merece isso."